Formação e semiformação em Theodor Adorno: implicações na formação de professores para a pesquisa

Renan Santos Furtado, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Leandro Henrique Cruz Da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão sobre a formação de professores em suas variadas dimensões, como a política, técnica, humana e a da formação cultural, bem como tratar sobre a perspectiva do professor formador e da formação para a pesquisa. Para isso, apoiamo-nos nas ideias de formação e semiformação apresentadas por Theodor Adorno no intuito de demonstrar as contribuições desses conceitos para o debate. Apontamos que a semiformação traz um prejuízo estrutural na formação dos professores, assim como na formação dos indivíduos em geral, haja vista que as dinâmicas que fazem essa semiformação acontecer dentro do mundo do capital priorizam fatores que não estão ligados com as dimensões principais da formação, mas, sim, ao produtivismo inerente ao sistema econômico no qual estamos inseridos.


Palavras-chave


Formação de professores; semiformação; formação para a pesquisa; Theodor Adorno.

Texto completo:

PDF