Complexidade, ciência e educação: contribuições teórico-epistemológico-metodológicas para a pesquisa em educação

Theóffillo da Silva Lopes, Gabriela da Nóbrega Carreiro, Tânia Rodrigues Palhano, Francisco José Pegado Abílio

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação e pressupostos que a complexidade apresenta para a ciência, para a educação, bem como pode contribuir para a pesquisa em educação. Nesta perspectiva, as pesquisas científicas compostas da relação tríade gnosiologia, epistemologia e ontologia precisam ser repensadas de modo inter relacional, ou seja, a concepção da relação sujeito-objeto, bem como a teoria que fundamenta a investigação e a concepção de conhecimento científico, não podem ser compreendidas de modo fechado, mas implicadas e integrantes entre si. A pesquisa em educação que se funda no diálogo com a teoria da complexidade, tem como base da construção do conhecimento a transdisciplinaridade, negando o caráter disciplinar e disjuntivo do conhecimento, visivelmente representados na estrutura dos espaços educativos, nos currículos, nos modos de aprender e ensinar. Desse modo, é primaz a utilização dos princípios dialógico, recursivo organizacional e hologramático enquanto princípios a serem incorporados nas pesquisas em educação, possibilitando que através da ótica da complexidade, amparada em um pensamento que é capaz de distinguir sem disjungir, compreender os fenômenos educativos, investigando-os em sua totalidade.


Palavras-chave


Complexidade na Pesquisa; Pesquisa em Educação; Teoria da Complexidade

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