Conflitos entre a demarcação do infantil e a antecipação da alfabetização no currículo do ensino fundamental

Maria Carolina da Silva Caldeira, Marlucy Alves Paraíso

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os conflitos existentes entre o dispositivo da infantilidade e o dispositivo de antecipação da alfabetização em um currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, investigada em uma pesquisa concluída que mostrou efeitos da política que antecipou o início do ensino fundamental para seis anos de idade. O argumento desenvolvido é o de que o dispositivo da antecipação da alfabetização aciona estratégias para apagar marcas do/a infantil criadas pelo dispositivo da infantilidade na modernidade, tais como o gosto pela brincadeira, a agitação, a inocência e a indisciplina. Isso, porém, não se dá sem conflitos e disputas, já que outros aspectos demandados pelo dispositivo da infantilidade - como o controle da sexualidade e a dependência - são mantidos nesse currículo, disponibilizando para infantis e docentes outras posições de sujeito que entram em conflito com o infantil brincalhão, inocente e agitado.


Palavras-chave


dispositivo de infantilidade; alfabetização; currículo.

Texto completo:

PDF