Escola, inclusão e o princípio da igualdade: sobre o papel da gestão educacional em tempos de empresariamento da educação

Viviane Klaus, Morgana Domênica Hattge

Resumo


Neste artigo, discutimos as "soluções de gestão" implementadas pelo Programa Jovem de Futuro (PJF), do Instituto Unibanco (IU), na educação. O estudo foi realizado por meio de uma análise documental dos relatórios de atividades da instituição e dos boletins Aprendizagem em Foco. Abordamos a proliferação e a abrangência do PJF desde a sua implantação até o ano de 2017. Discutimos que a gestão empresarial pautada em uma dinâmica concorrencial adentra o campo educacional, transforma os princípios de "igualdade" e de "coletividade" e afeta os processos inclusivos escolares. Indicamos as principais conclusões do estudo, as quais salientam que cabe à gestão educacional, comprometida com a escola como espaço plural e democrático, fomentar a preservação da igualdade na organização das escolas e dos sistemas de ensino.

Palavras-chave


igualdade; gestão educacional; empresariamento da educação; inclusão.

Texto completo:

PDF