O processo de conscientização em Freire e Marx: busca de referências para um processo de investigação-ação em formação de professores de educação de jovens e adultos

Janice de Almeida Furtado

Resumo


O texto apresenta um estudo na área de formação de professores para EJA - Educação de Jovens e Adultos, originado da prática da autora enquanto professora no ensino superior junto ao curso de Pedagogia Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além de ministrar alguns componentes curriculares voltados à referida temática, a autora desenvolveu, ao longo de dois anos, como professora da universidade citada, encontros de formação com professores de EJA no município de Bagé. Para pensar a formação de professores de EJA, a autora aponta a pesquisa-ação como procedimento que permite, com Freire e Marx, apostar na reflexão da prática como instauradora de processo de conscientização.

Palavras-chave: formação de professores de EJA, Marx e Freire, conscientização, investigação-ação.


The awareness process in Freire and Marx: in search of references for an investigation-action process in the education of teachers who teach the young and adults.

Abstract
This text presents a study in the area of teacher education - Teaching the Young and Adults (EJA) - and has its origin in the author's practice as a professor in Pedagogy (Teaching the First Grades, and the Young and Adults) at UERGS - State University of Rio Grande do Sul. As a UERGS professor, besides teaching some of the syllabus components regarding this theme, the author has organized meetings on teacher education for EJA teachers in Bagé, RS, for two years. To reflect about the education of teachers who teach the young and adults, the author mentions that action-research is the procedure that allows, with Freire and Marx, to believe that reflection on the practice is the trigger for the awareness process.

Key words: Teacher Education, Adult Education, Marx and Freire, Awareness, Investigation-action.