Supremacia da masculinidade: questões iniciais para um debate sobre violência contra mulheres e educação
Resumo
O objetivo deste texto é iniciar um debate sobre a supremacia da masculinidade no processo educativo, que produz a manutenção da violência contra as mulheres e a manutenção da sexualidade limitada para todos. Como está posta essa discussão da inferiorização da mulher em detrimento do homem? A análise das artimanhas e eficácias deste processo, que se constrói culturalmente e que vem de longa data, é feita com base em algumas teorias feministas. Busca-se relacionar a experiência metodológica produzida pela teologia feminista para um exercício introdutório. Este consiste em imaginar como visibilizar os processos de aprender a ser mulher e a ser homem nos dias de hoje. Apresenta-se, ao final do texto, o exercício de imaginar uma educação que reconsidere saberes vividos na experiência do mundo das mulheres, para reconduzir práticas educativas na direção de relações humanas mais igualitárias e menos subjugadas.
Palavras-chave: supremacia da masculinidade, violência, educação.
The supremacy of maleness: primary issues for a debate on violence against women and on education
Abstract
This paper aims at starting a debate on the supremacy of maleness in the educational process: it leads to the maintenance of violence against women, besides the maintenance of limited sexuality for everybody. How is the issue of women’s inferiority towards men approached in everyday life? The analysis of the tricks and of the effectiveness of this process, which has been culturally constructed for a long time, is based on some feminist theories. I try to report the methodological experience produced by a feminist theology as an initial exercise. It consists of thinking about how the process of learning how to be a woman and a man, nowadays, can be made visible. At the end of the text, I present the exercise of viewing education that takes into consideration the knowledge experienced by women so as to re-direct educational practices towards more equal and less subjugated human relations.
Key-words: supremacy of maleness, violence, education.