A Escola como Lócus de Formação Profissional: Reflexões a partir das Percepções de Professores da Educação Básica

Sônia de Jesus Nunes Bertolo

Resumo


Este estudo tem como preocupação nuclear analisar os avanços e equívocos da política de formação continuada do município de Belém, a partir da implementação do projeto Escola Cabana. Através da percepção de um grupo de vinte e seis professores, buscou-se compreender as mudanças processadas nas práticas docentes e na cultura organizacional da escola com a introdução da perspectiva de formação centrada na escola. Os professores indicam que, apesar do esforço empreendido pela SEMEC em configurar um processo capaz de romper com as práticas tradicionais de formação, a proposta preserva aspectos do modelo escolar/tradicional. Verificou-se um descompasso entre as intenções expressas nos documentos e as práticas cotidianas de formação, principalmente no que diz respeito às modalidades de formação e aos mecanismos de controle adotados que configuraram um caráter regulador do projeto.


Palavraschave-: políticas públicas, formação professores, formação continuada.


The School as the Locus of Professional Education: reflections on Elementary School teachers' perceptions.

Abstract
This study aims at analyzing the advances and the mistakes of the policies on continuing education in Belém after the implementation of a project called Escola Cabana. Taking into consideration the perceptions expressed by twenty six teachers, I tried to understand the changes that took place in the teachers' practices and in the organizational culture of the school after the introduction of the school-centered education. The teachers mention that, despite the effort SEMEC put into a process that should split with traditional teacher education practices, the proposal maintains certain aspects of the traditional school model. I observed that there is a gap between the intentions listed in the documents and the everyday education practices, mainly regarding the modes of education and the control mechanisms used to regulate the project.


Key-words: public politics, teacher education, continuing education.