A pedagogia social da geração de 1870: literatura e infância
Resumo
Este estudo procura relacionar o modo como a criança é imaginada em textos da literatura brasileira com a nova configuração social que o país vai assumindo durante o período da Primeira República. Representantes de uma Geração de intelectuais que se propôs modernizar o país pela reforma das instituições e a difusão do pensamento científico, José Veríssimo, Inglês de Sousa e Raul Pompéia são utilizados como material de análise para estudar os vínculos entre a infância e a pedagogia social. Nessa perspectiva, percebe-se que a imagem de inocência que o Romantismo vinculou à infância, preservada da corrupção e melancolia do mundo adulto, é modificada. A criança passa a ser compreendida como um ente que antecipa o adulto e que deve ser vigiado e controlado de modo a ter seus instintos adaptados às exigências da sociabilidade e produção econômica.
Palavras-chave: literatura, infância, educação.
Social Pedagogy in the 1870's: literature and childhood
Abstract
This study aims at relating the way a child is portrayed in Brazilian literature texts to the new social configuration the country takes on during the First Republic. Writings by Jose Veríssimo, Inglês de Sousa, and Raul Pompéia, representatives of a generation of intellectuals that tried to modernize the country by updating institutions and spreading scientific knowledge, are used in this paper to study the connection between childhood and social pedagogy. From this perspective, it can be observed that the image of innocence Romanticism had linked to childhood, away from adults' corruption and melancholy, has been modified. A child is now seen as a being that precedes an adult, and that must be watched and controlled so that his/her instincts may be adapted to the demands of socialization and economic production.
Key-words: literature, childhood, education.