Nem heróis, nem vilões: uma história da biologia que ajude a dar sentido ao aprendizado de biologia

Maria Luiza Gastal

Resumo


O presente artigo trata do papel do ensino da história da biologia no ensino de ciências biológicas. Apesar de reconhecer a importância do ensino de elementos de história das ciências, vemos que o ensino de ciências - e de biologia - ainda possui uma característica fortemente conteudística, sem apresentar os aspectos relacionados à construção do conhecimento científico. Por outro lado, as tentativas de inclusão de elementos de história da biologia no ensino da disciplina são, em geral, mera repetição de nomes e datas, numa perspectiva presentista, e com a repetição de erros consagrados, tais como ensino memorístico sem contextualização histórica dos fenômenos. Propomos que um ensino de biologia que aborde de maneira apropriada eventos da história da disciplina pode tornar sua aprendizagem, por parte dos alunos, mais efetiva, agradável e mesmo emocionante.


Palavras-chave: história da biologia, ensino de biologia, história da ciência.

Neither heroes nor villains: a History of Biology that helps in making sense of its learning

Abstract
This article deals with the role performed by the teaching of the History of Biology in the teaching of Biological Sciences. Although I recognize the importance of teaching elements of the History of Sciences, I have noticed that the teaching of Sciences - and Biology - is still very concerned about teaching contents rather than being interested in constructing scientific knowledge. On the other hand, attempts to include elements of the History of Biology in the classes are usually mere repetition of names and dates; it means learning for the moment only, with the repetition of common mistakes, such as memorization techniques which do not consider any historical context. I propose that the teaching of Biology should appropriately approach events of the History of this subject. Thus, students can learn Biology more effectively, pleasantly, and enthusiastically.


Key-words: history of biology, teaching of biology, history of science.