A educação sob o foco de três luzes: iluminismo em Kant, esclarecimento em Adorno e Horkheimer e clareira em Martin Heidegger?

Fernando Bonadia de Oliveira

Resumo


Utilizada em larga medida pela história da filosofia, a noção de luz se apresenta como um domínio relevante e fértil para se pensar, entre outras questões de natureza filosófica, o fenômeno educativo. A partir da diferenciação entre imagem e conceito de luz, este artigo tem como objetivo abordar os fundamentos da concepção de "iluminismo" no pensamento de Immanuel Kant, da concepção de "esclarecimento" em Theodor Adorno e Max Horkheimer e da imagem-conceito de "clareira" em Martin Heidegger. Após esta etapa inicial, procurar-se-á indicar quais são as perspectivas educacionais que podem ser pensadas sob o foco de cada uma destas luzes.


Palavras-chave: educação, iluminismo, Kant, I., Adorno, T., Horkheimer, M., Heidegger, M.


Education from the perspective of three lights: Kant's illuminism, Adorno's and Horkheimer's enlightenment, and Martin Heidegger's light of being

Abstract
Largely used by the History of Philosophy, the notion of "light" appears as an important and fertile field to make us reflect on the phenomenon of education, besides other philosophical issues. By distinguishing between image and the concept of light, this paper aims at approaching the bases of Immanuel Kant's conception of "illuminism", Theodor Adorno's and Max Horkheimer's concept of "enlightenment", and Martin Heidegger's image-concept of "light of being". I attempt to show which educational views can be considered from the perspective of these three lights.


Key-words: education, illuminism, Kant, I., Adorno, T., Horkheimer, M., Heidegger, M.