Organismos internacionais do capital e reforma da educação superior na periferia do capitalismo

Kátia Regina de Souza Lima

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise crítica das políticas elaboradas pelos organismos internacionais do capital, especialmente Banco Mundial, UNESCO e OMC, que vêm orientando um conjunto de reformas nos países da periferia do capitalismo. Estas reformas configuram o projeto neoliberal de sociabilidade vigente no contexto mundial pós anos 70 do século passado. Neste conjunto de reformas, que articula a reestruturação da esfera produtiva, as alterações no papel dos estados nacionais e a formação de uma nova sociabilidade burguesa, estão inseridas as reformas educacionais, especialmente a reforma da educação superior, realizada nos países periféricos e que atravessaram o final do século XX e o início do século XXI.


Palavras-chave: capitalismo, organismos internacionais e reforma da educação superior.

International organisms of capital and the education reform on the outskirts of capitalism.

Abstract
This paper presents a critical analysis of the policies carried out by international agencies of capital, mainly the World Bank, UNESCO, and WCO; they have oriented a set of reforms in countries that are on the outskirts of capitalism. These reforms constitute the neo-liberal project of sociability that has been implemented worldwide since the 1970's. This set of reforms, which articulates the re-structuring of production, the changes in the role of the State, and the construction of a new bourgeois sociability, comprises educational reforms, mainly the ones that have been implemented in higher education in peripheral countries since the late 20th century.


Key-words: capitalism, international agencies, higher education reform.