Netnografia com crianças: entre compreensões e fazeres

Aliana França Camargo Costa, Katia Morosov Alonso

Resumo


O presente artigo propõe-se a refletir sobre o método netnográfico como recurso para investigar temas atravessados pelas tecnologias da informação e comunicação. A metodologia em questão consiste na expansão dos fundamentos epistemológicos da etnografia para o contexto virtual. O intento é trabalhar com a sistematização da netnografia enquanto caminho possível para compreender fenômenos culturais e estudar comunidades online. Para isso, este texto apresenta como objetivo o detalhamento sobre o labor com a metodologia desde a entrada em campo até a constituição dos achados de uma pesquisa. Para pensar nos conceitos que embasam a netnografia, apresentamos notas sobre como realizar pesquisa com crianças, trazendo, como exemplo de investigação, as vivências de crianças na cultura digital, particularmente a relação destas com a mídia digital YouTube. Em suma, o artigo apresenta o argumento de que a netnografia tem potente rigor científico para investigar questões que dizem respeito à expansão da internet e seus desdobramentos na vida cotidiana.


Palavras-chave


Educação; Novas Tecnologias; Cultura Digital

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