O compromisso com a formação para a liberdade no Brasil e na África Homenagem a Paulo Freire

Gomercindo Ghiggi, Martinho Kavaya

Resumo


O presente texto, ao recuperar o vigor da construção filosófica freiriana acerca da complexa relação da autoridade com a liberdade, também expõe breves reflexões em torno da africanidade de Freire. Discutindo a prática pedagógica na educação, já na década de 60, Freire trouxe à discussão o necessário exercício da autoridade (política, pedagógica, epistemológica e ética) no mundo da formação das pessoas. Pensando a partir da sociedade estratificada e opressora, os autores apontam para uma das centrais tarefas ao trabalho docente: dialogicamente, ao educador cabe contribuir para a organização do mundo da formação humana desde uma concepção que toma a educação como instituição que atua a favor da organização social a serviço da libertação. Do desafio exposto, sabedores dos elos que Freire manteve com a África, trazemos a experiência africana do Ondjango, expressão de diálogo e de tomada de decisões na e da comunidade, espaço e tempo em que a autoridade e a liberdade têm lugar destacado. Com os propósitos acima, intentamos, neste diálogo Brasil-Angola, homenagear Freire, quando se recordam 10 anos de presença-ausente desse educador que marcou e continua marcando provocativa presença, tanto no mundo da política como, mais intensamente, no da educação. 
Palavras-chave: Freire; autoridade e liberdade; educação e diálogo; África e Ondjango.
The commitment with the formation for freedom in Brazil and in Africa Homage to Paulo Freire
AbstractThe present text, when recovering the energy of philosophical freirian construction concerning the complex relationship of authority with the freedom, also exposes brief reflections around the freirian's africanity. Discussing the pedagogic practice in education, already in decade of 60, Freire brought to discussion the exercise necessary of authority (politics, pedagogic, epistemological and ethics) in the world of the people's formation. Thinking starting from the stratified society and oppressing, the appear authors for the tasks headquarters to work educational: dialogycament, to fits educator to contribute in world's organization of human formation from a conception that takes the education as institution that acts in favor of social organization to service of liberation. Through exposed's challenge, informed of links that Freire maintained with Africa, we bring the African experience of Ondjango, dialogue expression and of socket of decisions in and of community, space and time in that the authority and the freedom have outstanding room. With the purposes above, we attempted, in this dialogue Brazil-Angola, to honor Freire, when he remembers presence-absentee's of that educator that marked ten years and it continues marking provocative presence, so much in world of politics as, more intensely, of education.
Key-words: Freire; authority and freedom; education and dialogue; Africa and Ondjango.

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