Pontos de vista de professores e alunos sobre as possibilidades de mudança com a utilização das mídias na escola pública

Lina Cardoso Nunes, Álvaro Caetano Pimentel Sobrinho, Luana Andrade Quirino

Resumo


O estudo aborda o programa das Salas de Leitura-Pólo, implantado em escolas públicas do município do Rio de Janeiro, cujo propósito é a formação de leitores de diferentes mídias, inclusive do computador e da rede. Nessa perspectiva, são objetivos da pesquisa: (a) analisar as possibilidades de mudanças pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem com a utilização das mídias e (b) identificar a contribuição do software educativo para as práticas pedagógicas nas salas de Informática. Sob o ponto de vista dos alunos e professores, os resultados indicam possíveis mudanças no processo de aprendizagem com o apoio do computador e a rede e contribuições do software educativo nas práticas dos professores, que nem sempre se consideram suficientemente preparados para a utilização dos recursosmidiáticos.
Palavras-chave: software educativos, aprendizagem, escola pública.
Teachers’ and Students’ Viewpoints on the Possibilities of Change Resulting from the Use of Technology in Schools
AbstractThis paper describes the Salas de Leitura-Pólo, a program implemented in the public schools in Rio de Janeiro, RJ; it aims at producing readers who use different technological means, including the computer and the web. From this perspective, this research aims at a) analyzing the possibilities of pedagogical change in the teaching-learning process through the use of technological resources; and b) identifying the contribution of educational software to pedagogical practices in computer classes. In the students’ and teachers’ viewpoints, results show that there are changes in the learning process with the use of computers and the web and that educational software contributes to teachers’ practices, even though these teachers do not feel they are sufficiently prepared to use the technological resources.
Key words: Educational Software; Learning; Public School.

Texto completo:

PDF