Conversando com Josso: encontros autoformadores

Edla Eggert, Lúcia Maria Vaz Peres

Resumo


Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico.
Palavras-chave: história de vida, narrativa, pesquisa- formação, educação
Talking to Josso: self-educating meetings
AbstractThis paper results from an interview with the Swiss researcher Marie Christine Josso; it is mainly about her meeting with research groups in Rio Grande do Sul, especially the ones from Universidade Federal de Pelotas (UFPel) and Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). This interview/conversation made us reflect on the education-research proposals suggested by different universities where Josso has been an interlocutor. Based on this interview, it can be said that this approach demands continuous reflection on oneself, individually and collectively. Listening to others, writing about oneself, and interpreting oneself and the others leads to responsibility towards the process which thinks about pedagogy in its deep commitment to knowledge production. Life stories and narratives arise as analytical thinking in pedagogy, rather than as mere descriptions.
Keywords: life story, narrative, education-research, education

Texto completo:

PDF