Injustiças na escola: concepções de alunos

Maria Suzana De Stefano Menin, Alessandra de Morais Shimizu, Ana Paula Cordeiro, Ana Corina Machado Spada, Camila Alberto Vicente de Oliveira, Vânia Kelen Belão Vagula, Elaine Fernanda Dornelas de Souza, Walter Gomes Osório, Maria Laudicéia Alves Costa

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em classes de 4º ano do Ensino Fundamental e de 1º ano do Ensino Médio, da rede pública e particular, que teve o objetivo de identificar as concepções dos alunos sobre injustiças que ocorrem na escola e na sala de aula. Para tanto, foi utilizado um questionário com questões sobre definição de injustiça, identificação de injustiças na escola e na sala de aula e uma escala com 35 situações de injustiça, em que os alunos deveriam marcar sua freqüência de ocorrência em cinco pontos. Os resultados apontaram diferenças marcantes entre os anos investigados, sendo que, para os alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, a escola aparece como muito menos injusta que para os de 1º ano do Ensino Médio. Em ambas as classes, no entanto, os casos de injustiça mais apontados referiram-se às ocorrências de injustiças do tipo legal e retributiva, cometidas pelos alunos entre si, dos alunos aos professores e destes aos alunos. 
Palavras-Chave: Injustiça na Escola, Educação Moral, Desenvolvimento Moral, Ética e Escola.
Injustice in school: students’ conceptions
AbstractThis paper presents a research carried out with fourth graders and freshmen in private and public schools. The research aimed at identifying students’ conceptions about injustice that happens in school and in the classroom. We have applied a questionnaire regarding the definition of injustice and the identification of injustice in school and in the classroom, besides a 5-point scale which asked students to evaluate the frequency of 35 situations concerning injustice. Results have shown meaningful differences among the students in the grades under study: school seems less unfair to fourth graders than for freshmen. However, both groups refer to legal and retributive injustice committed among students, and among teachers and students, as the most frequent occurrences in school.
Key words: injustice in school; moral education; moral development; Ethics and school.

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