As contribuições dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para o recompartilhamento de materiais didáticos na Educação Física escolar

Maríndia Mattos Morisso, Tairone Girardon de Vargas, Elena Maria Mallmann

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as potencialidades da produção e do recompartilhamento de materiais didáticos entre professores de Educação Física por meio das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos incluídos no sistema Qualis/CAPES, das áreas de Educação e Educação Física. Encontramos quatro artigos que tratam especificamente sobre o tema. Três sugerem o uso do blog como ferramenta para o compartilhamento de materiais didáticos e um apresenta o Moodle. Articulando a discussão com o conceito de REA, verificamos a necessidade de se debater o assunto dentro da Educação Física, uma vez que a produção de materiais didáticos com licença aberta facilita a adaptação e redistribuição.


Palavras-chave


tecnologias Educacionais em Rede (TER); Materiais Didáticos; Educação Física Escolar

Texto completo:

PDF