O Diretor de Turma e a gestão pedagógica das escolas profissionais: estudo de caso de uma política educacional

Gilmar Pereira Costa, Antonio Germano Magalhães Júnior, Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Sérgio Horta Mattos

Resumo


O Projeto Professor Diretor de Turma funciona no Estado do Ceará, desde o ano de 2008, mesmo período em que a unidade da federação também cria e fortalece sua Política Estadual de Educação Profissional. As duas políticas nascem, assim, articuladamente, de modo que todas as escolas profissionais mantidas pela esfera estadual aderem ao citado projeto e o têm intrínseco à sua estrutura e ao seu funcionamento. Este estudo tem como objetivo compreender como o Diretor de Turma interfere na gestão pedagógica das escolas profissionais do Sertão dos Inhamuns, mesorregião que conta com duas escolas do aludido tipo, nas quais foi realizado um estudo de caso múltiplo, amparado pela pesquisa qualitativa, utilizando a técnica da entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que o projeto contribui para a gestão pedagógica das escolas loci, norteando seu trabalho educacional, mas apresenta aspectos a serem ressignificados em sua práxis, oriundos dos mais diversos âmbitos (escola, entidade regional e estadual).


Palavras-chave


política educacional; Projeto Professor Diretor de Turma; gestão pedagógica; escola profissional

Texto completo:

PDF