Ciência e religião na fala dos professores de química, física e biologia

Vilmar Malacarne

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada com professores das Ciências Naturais na região de cobertura do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, PR. São apresentados dados a respeito de como tais professores compreendem e abordam, em seu cotidiano escolar, elementos atinentes à Ciência e à Religião. Estão presentes, no trabalho, trechos de entrevistas realizadas com os professores e que buscam explicitar aspectos ligados principalmente a problemas de sua formação, nos conceitos aqui abordados, e que acabam resultando em dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica. 
Palavras-chave: ciência e religião; ensino de ciências; formação de professores.
Science and religion in the speak of the chemistry,physics and biology teachers.
AbstractThis work presents the results of a research carried out with teachers of Natural Sciences in the coverage area of Education Regional Nucleus from Cascavel County and region, Paraná State (Brazil). Data are presented regarding as such teachers understand and approach, in they school daily work, both Science and Religion elements. Fragments of interviews done with the teachers are presented with the purpose of showing aspects mainly related to problems in their education, in the concepts approached here, which result in difficulties in the teaching and learning process at the basic education levels.
Key words: Science and Religion; Science Teaching; Teachers’ education.

Texto completo:

PDF