Percepção de um grupo de professores da Educação Profissional e Tecnológica sobre o ensino de alunos com deficiência visual
Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever, por meio de um grupo de professores atuantes na Educação Superior e Tecnológica, as condições de ensino de alunos com deficiência visual. Participaram da pesquisa 22 professores atuantes no curso superior de Tecnologia em Alimentos de uma faculdade localizada no interior do estado de São Paulo, onde a coleta de dados ocorreu pela utilização de um questionário composto por nove perguntas abertas. As respostas obtidas originaram categorias; dentre essas foram analisadas as respostas referentes à categoria Ensino, constituída pelas subcategorias Ingresso do aluno com deficiência visual, Metodologia de ensino e Estratégias de ensino. Para análise de cada subcategoria foi empregada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Nos resultados, foi possível identificar que os docentes não se consideram capacitados para atuar no processo inclusivo e não compreendem as competências e dificuldades do aluno com deficiência visual. Nesse sentido, o acesso à Educação Profissional e Tecnológica pelo aluno com deficiência visual requer o comprometimento da instituição e o entendimento do desenvolvimento de uma rede colaborativa de trabalho.