Por uma concepção heterogênea da escrita que se produz e que se ensina na escola

Cristiane Carneiro Capristano

Resumo


Neste trabalho, analiso fatos divergentes que caracterizam o funcionamento de enunciados escritos produzidos por crianças no chamado processo de aquisição da escrita. Essa análise tem a finalidade de colocar em evidência que o funcionamento divergente da escrita infantil pode ser tomado como indício de um imaginário infantil sobre a escrita vinculado, essencialmente, ao imaginário presente nas práticas sociais orais e letradas (escolarizadas e não escolarizadas) das quais as crianças participam. Nesse sentido, procuro defender a hipótese de que esses fatos divergentes poderiam ser interpretados como evidências em favor da heterogeneidade da escrita (CORRÊA, 2001 e 2004).
Palavras-chave: aquisição da escrita, heterogeneidade, segmentação. 
For a heterogeneous conception of writing produced and which is teaches in schools
AbstractIn this work divergent facts which characterized the functioning of the written statements produced by children in the acquisition of the written process are analyzed. This analysis has the aim of highlight the divergent functioning of the child write takes as indicative of the children imaginary on writing, essentially, the imaginary present in the social oral and writing practices (schooled or not schooled) which ones the children participates. In this sense, this study defenses the hypothesis that divergent facts could be interpreted as evidences in favor of the writing heterogeneity (CORRÊA, 2001; 2004).
Keywords: acquisition of writing; heterogeneity; segmentation.

Texto completo:

PDF