Formação de professores do campo no estado de Mato Grosso, nas décadas de 1980 e 1990

Heloisa Salles Gentil, Ilma Ferreira Machado

Resumo


Este artigo apresenta uma análise da configuração do processo de formação de professores de escolas do campo no estado de Mato Grosso, nas décadas de 1980 e 1990; identifica os principais programas/projetos de formação existentes nessa época e de que forma atendiam as especificidades do campo. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, pautada em análise documental e entrevistas com professores que atuaram em cinco mesorregiões do estado. Os resultados apontam que a maioria dos cursos de formação implementados nesse período destinavam-se tanto a professores de escolas urbanas quanto de escolas rurais; embora não se voltassem para as especificidades formativas do campo, esses cursos contribuíram para a habilitação e o processo de profissionalização de professores “leigos” do campo.


Palavras-chave


professores leigos; formação de professores; projetos de formação; escolas do campo

Texto completo:

PDF