Primeiras produções escritas e operações metafonológicas explícitas como pistas para a caracterização inferencial do conhecimento fonológico

João Veloso

Resumo


A questão central deste artigo é a seguinte: sendo o objeto de estudo dos linguistas, de acordo com a perspetiva chomskyana, a gramática implícita dos falantes - um objeto mental, abstrato e empiricamente inacessível -, o seu estudo exige a observação de um conjunto de manifestações externas que permitam a caracterização do objeto abstrato que lhes subjaz. Tradicional- mente, as produções orais são consideradas pistas válidas para o acesso ao conhecimento interiorizado da língua; contudo, sendo produtos tipicamente associados à performance linguística, poderão refletir propriedades ausentes da gramática implícita. Neste trabalho, propõe-se que as produções meta- fonológicas explícitas sejam aceitas como uma forma complementar de acesso ao conhecimento fonológico, por potenciarem a explicitação de um objeto implícito independentemente dos efeitos relacionados com a performance.
Palavras-chave: Conhecimento da língua; conhecimento fonológico; gramática implícita; consciência fonológica; operações metafonológicas explícitas.
Initial written productions and explicit metaphonological operations as cues for the inferential characterization of phonological knowledge
AbstractThis inner issue of this article is the speaker’s implicit grammar as a linguists study objects, according the Chomskyana perspective, as a mental, abstract and empirically unattainable object, and study this demand observation of a set of extreme manifestations which allowed the characterization of the underlying abstract object. Traditionally, oral productions are considered valid cues for the language internal knowledge access; however, being typical products associated to the linguistic performance, could reflex absent properties of the implicit grammar. In this work, we propose that the explicit metaphonological productions being accept as a complementary form of access to the phonological knowledge because the highlight the explicit object implicit independent of the effects related to the performance. 
Keywords: Knowledge of language; Phonological knowledge; implicit grammar; Phonological awareness; Conscious phonological manipulation

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