Formação de professores de surdos: dispositivos para garantir práticas discursivas

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado

Resumo


Este ensaio tem como objetivo pensar sobre as questões que sinalizam para uma formação de professores de surdos bilíngues (ouvintes ou surdos) capixabas, condizente com as práticas discursivas sobre surdos, surdez e sobre a inclusão que é vigente na época em que se situa. Também quer localizar as questões políticas relacionadas à perspectiva de sujeito nesse processo de concepção social. Para tal análise, escolhi algumas propostas de formação do MEC para o professor especialista na área da surdez, inclusive realizadas no estado do Espírito Santo, mostrando a trajetória de mudanças de concepções e mudanças de discursos sobre a educação de surdos nas formações de professores.
Palavras-chave: Formação; professores bilíngues; educação de surdos. 
Training for teachers of the deaf: procedures to guarantee discursive practices
AbstractThis assay has as aim the thinking about the questions which signalling to a formation of bilingual for deaf teachers (listener or deaf) in Espírito Santo State, consistent with the discursive preactices about hearing impaired, deafness and about the inclusion that is current in the time when it takes place. It also wants to locate the political questions related to the perspective of subject in this processess of social conception. For such analysis some proposals of formation of MEC to the professor specialized in the deafness area, including the ones performed in the state of "Epirito Santo", showing the trajectoryn of changes in the conception and in the speech about hearingimpaired education in the formation of professors.
Key words: Shaping of teachers; bilingual teachers; hearing impaired education.

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