Constituição das doenças da docência

Jarbas Santos Vieira, Maria Manuela Alves Garcia, Maria de Fátima Duarte Martins, Leomar Eslabão, Aline Ferraz de Silva, Vera Gainssa Balinhas, Carmem Lucia da Rosa Fetter, Vanessa Bugs Gonçalves

Resumo


Este artigo discute alguns resultados da pesquisa ‘Constituição das doenças da docência’, desenvolvida entre junho de 2007 e outubro de 2009, cujo objetivo foi analisar a relação entre o processo de trabalho e o mal-estar docente em escolas públicas municipais da cidade de Pelotas/RS. A pesquisa teve uma dimensão quantitativa que, valendo-se do programa estatístico SPSS 13.0, analisou dados funcionais e médicos do professorado; e uma dimensão qualitativa, na qual foram entrevistadas professoras que tiraram licença de saúde entre 2006-2007. Os dados foram comparados com a literatura nacional e internacional. Conclui-se que as condições de trabalho e as formas de tratamento do poder público contribuem para o crescimento de problemas de saúde na categoria. Soma-se a isso uma imagem idealizada das professoras sobre o sentido e o significado de seu trabalho; imagem cujo componente básico é a ideia de sacrifício como constituinte da profissão. Os efeitos dessa realidade têm provocado a disseminação do uso de medicamentos na categoria e aumentado os riscos sobre a saúde de cada professora. A medicação funciona pedagógica e administrativamente como mais um mecanismo de controle sobre o trabalho docente.
Palavras-chave: trabalho docente, mal-estar docente; medicamentação; controle
Constitution of the teaching dieseases
AbstractThis article discusses some of the results presented in the research “Constitution of teaching diseases”, developed between June 2007 and October 2009, which objective was to analyze the relationship between the work process and malaise teaching in public schools in the city of Pelotas/RS. The study was part quantitative; when it was used the statistical program SPSS 13.0 to analyze employment and health data of teachers. It also had a qualitative dimension when teachers who have taken health license during 2006- 007 were interviewed. Data were compared with both national and international literature. It is  possible to conclude that working conditions and the way public power treats education contribute to increase health problems in this category. In addition, teachers carry an idealized image about meaning and significance of their work, representing the idea of sacrifice as a basic component of the profession. The effects of it are the dissemination of medicine usage by the category and increasing risks to each teacher health. Medication works pedagogically and administratively as another control mechanism over teaching work.
Keywords: teaching work; teacher malaise; medication; control

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