CURRÍCULO-MOVIMENTO: EXPERIMENTAÇÕES E CRIAÇÕES NO TERRITÓRIO DA PRÁTICA CURRICULAR

Marlucy Alves Paraiso

Resumo


Este trabalho entra no território do fazer curricular de três professoras para acompanhar os movimentos nele efetuados. Utiliza conceitos retirados das produções de G. Deleuze & F. Guattari, e procura cartografar as linhas de fuga pelas quais se pode experimentar e explorar um outro currículo. Esboça um mapa aberto do currículo-movimento e delineia tanto os elementos desse currículo que despotencializam os envolvidos no processo, como aqueles que possibilitam escapar ao currículo-forma e ao currículo-dominante. Desenvolve o argumento de que nos currículos praticados é possível ver metarmofoses, encontros e composições que formam currículos: militantes, guerreiros e agenciadores. O objetivo é mostrar aquilo que impede a criação no currículo e, principalmente, fazer aparecer aquilo que nos currículos praticados possibilitam multiplicar os fluxos; multiplicar aquilo que vaza.


Palavras-chave: currículo, professoras, filosofia da diferença.

Curriculum-movement: experiments and creation in curriculum development

Abstract
This study, whose field is curriculum development, accompanies three teachers and their movements regarding this issue. I use concepts that can be found in G. Deleuze & F. Guattari’s productions and try to map the escape lines which allow teachers to experiment and explore another curriculum. This paper aims at drafting an open map of the curriculum-movement besides delimiting not only the elements that de-potentialize people involved in this process but also those elements that allow people to escape from a curriculum-form and a dominant curriculum. It also develops the idea that, in current curricula, we can observe metamorphosis, agreements, and compositions that form curricula: militants, warriors, and agents. The objective is to show what really prevents creation from being used in a curriculum, and mainly, to highlight what can be multiplied in the curricula, i. e., whatever leaks.


Key-words: curriculum, teachers, philosophy of difference.