Uma Poética Pedagógica dos Saberes e do Desejo

Augusto Luis Medeiros Amaral

Resumo


O artigo aborda as relações saúde, educação e teatro. Propõe-se a mostrar que o teatro, ao ser transportado para um ambiente pedagógico formal, é capaz de constituir-se numa crítica radical às práticas educativas institucionalizadas na modernidade — emergentes de uma episteme calcada no disciplinamento dos saberes e dos corpos, de caráter normativo e normalizador. Numa outra perspectiva, o teatro pode também se constituir, enquanto plano de imanência de uma subjetividade em construção, voltada para o aprendizado de Si, na capacidade de representar-se a si próprio, configurando poeticamente a cena pedagógica ao trazer para o palco educacional as linguagens do corpo e dos saberes. A reflexão aponta para a compreensão do teatro como um dispositivo capaz de configurar o campo pedagógico como um espaço e tempo de experimentação dessa construção de Si mesmo como obra de arte, marcada pelo traço do que é peculiar, único, esteticamente aprazível.

Palavras-chave: Educação; teatro; estética.

A Pedagogic Poetic of the knowledges and desires

Abstract:
This article is about the relations between health, education and theater. It aims to show that the theater, when being carried to a formal educational environment is able to constitute itself in a radical criticism of the educational practices institutionalized on the modernity — emergent from an episteme based on the discipline of knowledges and bodies, with a normative and normalizer character. From another perspective, theater can also constitute itself as a level of immanence of subjectivity under construction, looking for the learning of itself, for the capacity to represent itself, configuring poetically the educational scene while bringing to the stage of education the language of bodies and knowledges. This reflection aims for the comprehension of the theater as a device able to configure the pedagogic field such as space and time of an experiment of the construction of itself as a work of art, marked by a trace of what is peculiar, unique, aesthetically pleasant.

Key-words: Education; theater; aesthetic.