O Rural e o Urbano: experiências solidárias no campo da educação
Resumo
Este artigo está relacionado com o projeto que o autor vem realizando, com seu grupo de pesquisa, sobre o tema “A Valorização da Cultura do Campo nas Escolas do Meio Rural e na Formação de Professores para o Meio Rural”. Marx e Engels, ao analisarem historicamente a divisão e oposição entre a cidade e o campo, consideram-na fonte e causa da divisão social do trabalho. No campo da educação, esta antítese se traduz no transplante puro e simples de modelos urbanos para as escolas do meio rural, com total menosprezo dos saberes e da cultura do campo. A antítese, a oposição e dominação da cidade com relação ao campo poderão ser superadas através de formas solidárias de relacionamento e de intercâmbio. Nesta perspectiva de mudança nas relações entre o campo e a cidade são aqui analisadas, brevemente, cinco experiências. Uma delas, relatada por Paulo Freire, em “Cartas a Guiné-Bissau”. As outras aqui trazidas, foram realizadas por professores e alunos em quatro universidades gaúchas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e a Universidade de Passo Fundo – UPF. O encontro, o diálogo e a troca de experiências se revelam eficazes, na superação da distância e do preconceito, numa perspectiva de reciprocidade, de comunicação e de solidariedade.
Palavras-chave: Educação Rural, cidade, campo, soli dariedade, diálogo.
Rural and Urban areas: educational experiences based on solidarity
Abstract
This article is related to a research project that the author has been carrying out with his research team on the topic “The Valuing of Country Culture in Rural Schools and in Teacher Training for Rural Areas”. When Marx and Engels made a historical analysis of the division and opposition between urban and rural areas, they considered them the source and cause of the social division of labor. In the field of education this antithesis is expressed in the simple transplantation of urban models to rural schools and the concomitant disdain for country culture. The antithesis, opposition and domination of the city vis-à-vis the country can be overcome through solidary forms of relationship and exchange. This paper briefly discusses five experiences from the perspective of change in the relations between the rural and urban environments. One of them is described by Paulo Freire in his “Letters to Guinea-Bissau”. The other ones were made by professors and students at four universities of the state of Rio Grande do Sul: the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), the Federal University of Pelotas (UFPel), the Federal University of Santa Maria and the University of Passo Fundo. Encounter, dialogue and the exchange of experiences prove to be effective in overcoming distance and prejudice from a perspective of reciprocity, communication and solidarity.
Key words: Rural education, City, Country, Solidarity, Dialogue.
* Este trabalho é resultado parcial do Projeto de Pesquisa "A valorização da cultura do campo na escola do meio rural e na formação de professores para o meio rural", financiado pelo CNPq, e contando com a colaboração de Joel Luis Dumke, bolsista de Apoio Técnico do CNPq, e de Mônica Barden, bolsista de Iniciação Científica do CNPq.