Professoras primárias na cidade do Rio de Janeiro de fins do século XIX: notas sobre a feminização da docência

Alessandra Frota M. Schueler

Resumo


O presente ensaio aborda o processo de feminização do magistério, nas escolas públicas primárias da cidade do Rio de Janeiro de fins do século XIX.

Através de fontes variadas, como os documentos oficiais do Ministério do Império e de obras literárias, bem como da bibliografia especializada na história da educação e da profissionalização docente, busca-se reconstruir aspectos das práticas sociais e das representações construídas pelas professoras primárias acerca de sua atuação no ofício. Investigam-se, ainda, as possíveis origens e as experiências individuais e sociais vivenciadas por aquelas mulheres, as quais fizeram-se professoras primárias naquela sociedade, objetivando contribuir para os estudos sobre o processo histórico de inserção feminina na profissão docente.

Palavras-chave: História da educação – feminização do magistério – instrução primária – Rio de Janeiro – século XIX


Teachersin the public elementary schools at Rio de Janeiro city by the end of XIX century: essays about the feminine status of teaching

Abstract
This present essay theme approaches the feminine status process of teaching, in the public elementary schools at Rio de Janeiro city, by the end of XIX century.

Through a variety sources such as the official documents of the Imperial Ministry, of the literary writing, as well of the specialized history educational bibliography and the teaching staff professionalism, it is search to rebuild social customs aspects and the representation made by the elementary teachers about their actions into task. Yet, it is investigated the possible sources, the individual and social experiences lived by these women, whom became elementary teachers in that society, in order to contribute for the educational background studies about the historical feminine entrance process of women at the teaching staff profession.

Key-Words: ducational history - The feminine status of  teaching - Elementary  school-Rio de Janeiro - XIX century