Práticas de produção e recepção de leitura no Curso de Pedagogia

Marlene Carvalho

Resumo


O trabalho focaliza práticas de produção e recepção de leitura de textos acadêmicos no Curso de Pedagogia de uma universidade federal. O referencial teórico é o modelo interativo de leitura, oriundo da Lingüística, com a contribuição dos estudos da História e da Sociologia da Leitura. Os sujeitos são quatorze professores e vinte e cinco alunas, futuras professoras de educação básica e, como tal, formadoras de leitores. Argumenta-se que as alunas deveriam receber, ao longo do curso, orientação teórico-metodológica continuada sobre leitura. Concluiu-se que os docentes entrevistados estão elaborando uma didática de leitura, mas lhes falta ainda descobrir como ajudar os alunos a integrar suas múltiplas e fragmentadas leituras e articulá-las num todo recuperável, tanto para uso atual, quanto no futuro exercício do magistério.

Palavras-chave: leitura acadêmica; didática de leitura; curso de pedagogia.

 

Reading practices of academic texts at a
Federal University Pedagogy Course

Abstract
The article focuses on practices of reading academic texts at a Federal University Pedagogy Course. The theoretical foundation is the interactionist model of reading, based on Linguistics, in addition to the contribution of studies on history and sociology of reading. The subjects are 14 pedagogy lecturers and 25 undergraduated students, who are preparing themselves to teach at elementary and secondary schools, where they will be responsible for developing their pupils’s reading habilities. It argues for the importance of offering these students a continuous theoretical-practical formation on reading. It concludes that these pedagogy lecturers are trying to elaborate didatic strategies to improve the student’s academic reading but they need to find out how to help them to integrate their multiple and fragmented readings, in order to be able of articulate a knowledge stock to be used not only at the university but also in their future professional lives.

Key words: academic reading; reading didatic; pedagogy course.