Cadernos de Educação Nº 19

O Editor

Resumo


Cadernos de Educação é o principal periódico da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Através dessa publicação, a Faculdade busca dar conta de uma das tarefas que instituiu como centrais à sua atividade: socializar conhecimentos produzidos no campo da educação, fundamentalmente atendendo à região em que se situa, qual seja, a Região Sul do RS.

A fim de atender a seu propósito central de publicar artigos relacionados com a educação, originados de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas, discussões em geral etc, o Editor e a Comissão Executiva têm buscado, permanentemente, melhorar tanto o formato quanto a qualidade do conteúdo que vem sendo publicado. Nesse sentido, todos nós, os responsáveis pela publicação de Cadernos de Educação, temos procurado garantir algumas características que pensamos ser centrais para a qualidade que queremos para Cadernos de Educação. Assim, vimos procurando oferecer elementos para a reflexão, oriundos de outras experiências e culturas, através da publicação de pelo menos dois textos de autores estrangeiros em cada número; da mesma forma, garantimos sempre a pluralidade de idéias publicadas, marca, aliás, instituída desde o primeiro número; ainda, com a multiplicidade de origens dos artigos e das reflexões socializadas por Cadernos de Educação, temos buscado garantir tanto inserção regional quanto nacional e internacional ao periódico; por fim, temos conquistado a máxima seriedade em todo este processo, contando, para a avaliação dos textos encaminhados, com pesquisadores qualificados, ou seja, pessoas que têm, tanto em titulação quanto em produção cientifica, presença destacada no mundo da educação. Assim sendo, estamos em permanente processo de qualificação, o que entendemos imperativo para veículos de socialização do conhecimento produzido no campo da educação.

A partir deste número, estamos dando início a um processo de ampliação do Conselho Editorial. Nosso propósito não é unicamente aumentar o número de seus membros mas, particularmente, buscar uma constituição que atenda tanto ao critério da representatividade das diversas áreas do conhecimento, no campo da educação, quanto ao de uma composição que integre mais equilibradamente pesquisadores estrangeiros e brasileiros. Nos próximos números, outras alterações serão percebidas por nossos leitores, dentro desssa constante busca por oferecer-lhes um periódico cada vez mais qualificado. Por ora, desejamos dar as boas vindas a esses pesquisadores que, por acreditarem no trabalho desenvolvido por Cadernos de Educação, passam a integrar nosso mesmo esforço.