Repensando a Educação Sexual enquanto tema transversal

Mary Neide Damico Figueiró

Resumo


O presente texto reflete sobre a implantação da Educação Sexual pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas escolas, partindo da análise dos critérios determinantes de sua eleição como tema transversal, das implicações desses critérios, do contexto sociohistórico em que se deu sua criação e das dificuldades de implantação. Discute as possíveis contribuições do ensino da sexualidade via tema transversal e os fatores ou mecanismos que possam tornar viável sua aplicação. 


Palavras-chave: Educação Sexual; tema transversal; Parâmetros Curriculares Nacionais; sexualidade.


Rethinking sexual education as a “cross-curricular theme

Abstract

This paper presents some aspects concerning the introduction of sexual education in schools by The National Curriculum Guidelines. It is based on the analysis of the criteria that marked its election as a cross-curricular theme, the implications of the criteria and its social and historical implications as well as the difficulties involved in such introduction. The author also discusses the potential contributions of teaching sexuality as a “cross-curricular theme” and the factors or mechanisms that may turn feasible its application.

Key-words: sexual education; National Curriculum Guidelines; “cross-curricular themes”; sexuality.