Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Cadernos de Educação é uma publicação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Uma das características marcantes da revista é a publicação de trabalhos com grande diversidade de temáticas e orientações teórico-metodológicas. O compromisso assumido como linha editorial é o de garantir a qualidade científica dos textos publicados e proporcionar elevado debate no interior da pluralidade que se apresenta no campo educacional contemporâneo. O objetivo da Revista é divulgar trabalhos originais, que se destinem a professores (as), estudantes, pesquisadores (as) e demais profissionais da área.

Além de relatos de pesquisas, que constituem seu núcleo básico, outras modalidades de textos são regularmente publicadas: ensaios teóricos, entrevistas e resenhas. São também publicados dossiês temáticos ou seções temáticas nos números regulares da Revista.

PERIODICIDADE

A partir do número 64, a Revista Cadernos de Educação adota uma nova politica editorial de publicação em fluxo contínuo. 

Com o intuito de agilizar o processo de avaliação e publicação dos trabalhos submetidos, cada novo número, aberto com periocidade semestral (Janeiro-Junho)/ Julho-dezembro) desde 2018, passará a publicar individualmente cada artigo que já passou por todas as etapas do processo editorial e está pronto para publicação. A mesma medida será adotada tanto para submissões de fluxo contínuo quanto seções temáticas e dossiês.

Com essa medida,  esperamos contribuir de forma ágil  e continua para a construção do conhecimento no campo educacional. 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Artigos submetidos via edital específico

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção temática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista Cadernos de Educação são enviados a dois (duas) parceristas ad hoc.  Em caso de serem emitidos um parecer positivo e um negativo, os trabalhos são encaminhados a um (a) terceiro (a) parecerista para o desempate. 

Todos (as) os (as) pareceristas são indicados (as) por um (a) membro da Equipe Editorial. Esse (a) editor (a) também analisa os pareceres dos (as) revisores (as) e emite um relatório final conclusivo, que é submetido à equipe editorial e, se aprovado, enviado para revisão linguística. O processo de revisão adotado é duplo-cego. Assim, nem os (as) revisores (as) ad hoc sabem quem são os (as) autores (as) dos artigos, nem os (as) autores (as) sabem quem são os (as) revisores (as). 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração de Direito Autoral

Autores (as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os (As) autores (as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Os (As) autores (as) são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Os (As) autores (as) são estimulados (as) a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.

d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e um maior alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This journal provides open any other party. 

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

 

Authors who publish in this journal agree with the following terms:

a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution Licensewhich allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.

 

b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.

c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.

d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.

e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.

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