Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Evento: O Suldesign Científico é um evento acadêmico anual promovido pelo Suldesign Estúdio do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Desde 2011, o Suldesign Científico faz parte do Encontro Sul-Americano de Design (Suldesign) com foco em grupos de trabalhos especialmente na área do Design.

Periodicidade: Anual

Público: O evento é voltado a pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação da área do Design e de áreas correlatas.

Modalidades: Com o objetivo de atender as demandas específicas dos pesquisadores participantes e de garantir espaços de discussão mais alinhados, houve uma importante mudança na estrutura do evento científico desta edição. Os pesquisadores mais experientes, como professores e estudantes de doutorado e de mestrado, participaram de diferentes modalidades dos alunos de Iniciação Científica e de recém graduados. Além do nivelamento de pesquisadores seniores, esperava-se com essas modalidades garantir maior participação dos estudantes em suas respectivas seções, o que foi visto como ponto positivo do eveto.

• Para a modalidade Grupos de Trabalho são aceitos trabalhos de doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e pós-graduados.
  • Para a modalidade Iniciação Científica são aceitos trabalhos de estudantes de graduação e de recém graduados (até 1 ano da graduação).

Políticas de Seção

Artigos Completos dos Grupos de Trabalho

Para a modalidade Grupos de Trabalho são aceitos trabalhos de doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e pós-graduados. Cada autor pode inscrever apenas um trabalho como primeiro autor. Não há limite no número de trabalhos em coautoria.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos Expandidos da Iniciação Científica

Para a modalidade Iniciação Científica serão aceitos trabalhos de estudantes de graduação e de recém graduados (até 1 ano da graduação). Cada autor poderá inscrever apenas um trabalho como primeiro autor. Não há limite no número de trabalhos em coautoria.

Cadernos do Festival de Design

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação por pares será cega e levará em conta a qualidade e o avanço da pesquisa apresentada no trabalho enviado. Os avaliadores seguirão os seguintes critérios no processo de avaliação

1. Consonância com as Diretrizes para Autores;
  2. Pertinência do tema à área do Design Gráfico e Digital;
  3. Atualidade e adequação da bibliografia utilizada;
  4. Metodologia empregada na pesquisa;
  5. Apresentação de resultados empíricos de pesquisa conclusivos.

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...