A doutrina da emanação dos seres e o neoplatonismo árabe-medieval de Al-Farabi

Ana Paula Batista

Resumo


Al-Farabi (892 – 950 d. C./ 259 – 339 H.), pensador árabe medieval, foi considerado o fundador do neoplatonismo na falsafa (filosofia escrita em árabe) devido à particularidade de sua obra influenciada pela filosofia grega e pelo desenvolvimento intelectual característico das primeiras civilizações islâmicas. Duas obras tiveram importância fundamental para a metafísica e cosmovisão neoplatônica de Al-Farabi, a obra Uthulugia Aristutalis (A teologia de Aristóteles) / Kitab al-Rububiyah (Livro da Divindade), conhecida hoje por ser uma paráfrase das últimas três Enéadas e a obra al-Khayr al-Mahd (O Puro Bem), que consistia em 32 das 289 proposições dos Elementos de Teologia de Proclo. A presente comunicação tem como objetivo discorrer sobre a doutrina da emanação dos seres apresentada na metafísica alfarabiana e avaliar como os escritos dos neoplatônicos gregos, em especifico Plotino e Proclo, influenciaram sua obra Al-Madina al-Fadila (A cidade ideal) no que diz respeito à tese da existência de uma ligação entre o mundo inteligível e o mundo material através da emanação (fayd, sudur) dos seres.

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