A formação em “Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres” de Clarice Lispector: uma leitura hermenêutico-ontológico

Douglas Gadelha Sá

Resumo


Este artigo pretende relacionar o tema da formação (Bildung) dentro do romance da escritora brasileira Clarice Lispector, “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” (1969) a partir de uma leitura hermenêutico-ontológica. O escopo deste trabalho é a relação recíproca e solidária entre Literatura (Arte) e Filosofia (Estética) de forma que a primeira não se submeta à análise da segunda. Esta proposta passa necessariamente pela discussão da autonomia da obra de arte. O aporte teórico aparece na proposta da Hermenêutica como perspectiva filosófica fundamental no pensamento de Hans-Georg Gadamer, na implicação da Ontologia como desvelamento do ser, ambas orientadas sob o pano de fundo da Fenomenologia. Assim, procura-se entender o processo de formação da personagem Lóri enquanto uma constituição ontológica e perceber a potência literária como um campo de discussão de problemas filosóficos.


Palavras-chave


Hermêutica; Gadamer; Obra de Arte; Literatura

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