Notas sobre o ensino de filosofia enquanto um problema filosófico

Andrews Jobim

Resumo


Se aceitamos que a própria definição de filosofia se constitui um problema filosófico, então são radicais as implicações para o modo como esta será ensinada em sala de aula. Não bastará que o professor transmita informações sobre filosofia, mas que seja capaz de despertar seus alunos para a profunda compreensão de seus problemas centrais. Este artigo dá algumas indicações sobre como pensar o ensino de filosofia sem abrir mão de seu caráter filosófico, se valendo do pensamento de Martin Heidegger para tal. Inicialmente apresenta a definição de filosofia como a correspondência ao ser do ente que dispõe a compreensão a ouvir seu chamado, em seguida traz o que significa ensinar, bem como um modo possível de ensinar filosofia a partir da dinâmica entre verdade e não-verdade através dos sinais, enquanto instrumentos que abrem conjuntos de referências (mundos). Ao fim do texto, o autor apresenta breve esboço de uma possível abordagem do ensino de filosofia para o ensino médio.


Palavras-chave


filosofia; ensino; educação; heidegger; pedagogia

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