ALTHUSSER E FOUCAULT: POSSÍVEIS REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO ATUAL DA UNIVERSIDADE

David Inácio Nascimento

Resumo


Louis Althusser (1918-1990) e Michel Foucault (1926-1984) se situam em um grupo de filósofos que encontraram reconhecimento dentro e fora das universidades. Ambos professores, com aulas, escritos e reflexões, influenciaram parte da produção intelectual durante as últimas décadas do século XX. Segundo Foucault, ele, Althusser e Lacan, erroneamente considerados Estruturalistas, estavam ligados por certa “urgência” de “assentar” diferentemente a questão do sujeito, de se libertar do postulado fundamental que possuía a Filosofia Francesa desde Descartes (1596-1650) e reforçado pela Fenomenologia. Em seu ensaio sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE), Althusser é responsável por certa concepção de ideologia que não se encontrava nos escritos marxistas. Por meio da acepção dos AIE, ele expôs como estes se dividem, principalmente, nos aparelhos escolar, familiar e religioso. Foucault, por sua vez, realizou pesquisas sobre as relações entre saber e poder e sobre a estratégia, não considerando a ideologia na primazia de seus estudos. Assim, o presente artigo objetiva investigar, em suas convergências, as reflexões sobre o papel da universidade nos escritos de Althusser e de Foucault. Para tanto, há, mais especificamente, uma análise sobre a escola, enquanto Aparelho Ideológico de Estado, e sobre as possibilidades de pensar a atualidade da universidade a partir da exclusão e da integração dos estudantes.

Palavras-chave


Althusser; Foucault; AIE; Escola; Universidade;

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