A Ética na Educação: da relação com a moral e o senso comum

Paulo Eduardo da Silva Nunes, Paulo Nunes

Resumo


O objetivo deste artigo é colocar atenção nos problemas éticos da sociedade, sua falta de autorreconhecimento e, no que se refere à Educação no Brasil tratar o tema da Ética nas suas características filosóficas, especialmente dialéticas e críticas, para verificar a possibilidade de uma virada axial na educação do país. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca elucidar conceitos e desvelar o acobertado pelo senso comum. A pesquisa afirma na sua parte documental o propositivo e legal para a Educação e traz a contribuição de filósofos que aprofundaram suas teses sobre o mesmo problema. Verificou-se que as propostas de trabalho na área da Educação estão resguardadas na nossa legislação, mas são confrontadas por ideais liberais que se colocam contra projetos progressistas e humanistas. A abertura dos conceitos de razão e do pensamento crítico traça uma perspectiva histórico-filosófica que fundamenta o tema do artigo. As leituras sobre Ética levaram à conclusão que esta deve ser trabalhada na educação de crianças e jovens para alcançar resultados expressivos na formação da sociedade cidadã e democrática, em médio e longo prazos. Conclui-se também que históricas disputas políticas no país, têm colocado a Educação como refém das intempéries eleitorais, limitando o avanço de projetos progressistas.


Palavras-chave


Educação; Ética; Moral; Unidimensionalidade

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