Sobre o critério de completude na Ética Nicomaqueia I.7

Mariano Bay de Araújo

Resumo


O tema central da Ética Nicomaqueia é a felicidade (eudaimonia). Uma das etapas importantes da explicação de Aristóteles sobre a felicidade consiste no critério de completude. Na passagem em questão, é retomada a ideia de que existem vários fins para as coisas que fazemos e é acrescentado que a eudaimonia é o fim mais completo (teleiotaton) ou completo sem qualificação (haplos de teleion). Uma maneira de entender a ideia de completude e, por consequência, o que significa ser o fim mais completo é supor que a eudaimonia é um fim composto por outros fins. Assim, o fim absolutamente completo é aquele que possui todas as suas partes, isto é, todos os fins dos quais ele é composto. Ser completo, portanto, é possuir todas as suas partes. Isso está de acordo com um dos significados para o termo teleios apresentado na Metafísica (os outros dois significados trazem a ideia de “perfeito” e “final”). No entanto, essa não é a única maneira de entender o que significa para um fim ser teleion. Tentarei mostrar um outro modo de entender como a eudaimonia pode ser o fim completo, no sentido de ter todas as suas partes, sem que isso signifique que ela é um fim composto por outros fins.


Palavras-chave


Aristóteles; Ética Nicomaqueia; felicidade; completude

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