ECOS DA MÍDIA NO DISCURSO PARLAMENTAR
Resumo
O ambiente de representações do mundo social construído pelos meios de comunicação age tanto sobre os cidadãos comuns quanto sobre líderes partidários, parlamentares e governantes. A mídia tem, assim, um papel importante na formação do universo de referências a partir do qual os integrantes das elites políticas constroem suas ações. Tendo essas ideias como premissas e considerando que o discurso é um aspecto crucial da atividade dos congressistas, este trabalho busca perceber como os conteúdos da mídia embasam, sustentam e referenciam os pronunciamentos em tribuna dos parlamentares. Como base empírica, foi selecionada uma amostra de discursos pronunciados no plenário da Câmara dos Deputados entre 1999 e 2005. A análise identifica que, na relação entre parlamentares e meios de comunicação, há uma gestão estratégica da própria visibilidade, que passa por calibrar a relação com jornalistas e veículos e, por outro lado, por buscar se associar a temáticas que atraem a atenção dos meios para quem trata delas. Há, ainda, uma conivência instrumental baseada na percepção de que aquilo que é mais importante para o público é o que possui maior destaque nos meios de comunicação.
Palavras-chave
discurso, parlamentar, mídia.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v3i1.6066
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v3i1.6066.g4320
Indexadores:
Filiação institucional:
Esta revista é de acesso livre. This journal is open access.
ISSN 2317-5338
Qualis CAPES B2 (CP/RI)