Mídias e eleições: estratégias de comunicação acionadas pelo candidato Alexandre Kalil no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em 2020
Resumo
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por diversas especificidades tanto na esfera política quanto no campo comunicacional. Em Belo Horizonte (BH), Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito em primeiro turno com 63,33% dos votos, que contou com 15 candidatos. Assim como em 2016, foram derrotados os partidos que tradicionalmente polarizavam as eleições em BH – Nilmário Miranda (PT) teve apenas 23.331 votos (1,88%), ficando em sexto lugar; e a candidata Luísa Barreto (PSDB) em sétimo, com 17.161 votos (1,39%). O artigo traz como objetivo realizar análise das estratégias de comunicação acionadas pelo candidato Alexandre Kalil (PSD) nos programas da TV no HGPE. Pretende-se investigar as temáticas mais acionadas pelo candidato, como construiu a sua imagem pública e se é possível identificar uma coligação ampla em torno de Kalil e as posições do político assumidas em relação à pandemia da Covid-19.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v7i2.20926
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v7i2.20926.g13644
Indexadores:
Filiação institucional:
Esta revista é de acesso livre. This journal is open access.
ISSN 2317-5338
Qualis CAPES B2 (CP/RI)