A “HIPERVULNERABILIADE” COMO DESAFIO DO CONSUMIDOR IDOSO NO MERCADO DE CONSUMO

Cristiano Heineck Schmitt

Resumo


A vulnerabilidade é uma marca inseparável do consumidor. Este agente do mercado passou a ser observado de forma distinta, a partir da década de sessenta, quando o mundo pôde perceber quão flagrante era a fragilidade deste sujeito, face a sua necessidade de bens e serviços essenciais, os quais são retirados do mercado de consumo. Desníveis variados circundam a relação de consumo, imprimindo uma vulnerabilidade ao consumidor, o que deve ser compensado por medidas protetivas, preventivas e reparatórias. Por outro lado, há grupos de consumidores que, diante de uma “hipervulnerbilidade”, demarcam a necessidade de adoção de deveres de cuidado, para que, de fato, não sejam espoliados por práticas abusivas construídas sob a perspectiva de uma fraqueza derivada da idade, por exemplo. Assim, surge a premissa de identificação do idoso como um consumidor hipervulnerável, e, acerca dos contrastes deste cenário, o presente artigo passa a investigar espaços onde esta vulnerabilidade resta agravada.

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