O PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

José Francisco Bernardes, Elaine Garcia dos Santos, Patrícia Silveira, Adão de Oliveira Neto

Resumo


A publicação de leis com intuito de proteção e garantias trabalhistas, a percepção das empresas sobre a capacidade da pessoa com deficiência têm contribuído para mudar o quadro de marginalização destes profissionais. É função da área de recursos humanos promover a inclusão ao mercado de trabalho desta parcela da população. Utilizando-se do método indutivo foi feita pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. Verificou-se que a área de recursos humanos tem grande importância na seleção e adaptação do profissional deficiente, não só recrutando, treinando e capacitando, como também agindo junto aos gestores em um processo de planejamento onde estes funcionários possam ser incluídos e aceitos como colaboradores da organização sem com isso atrasar suas metas organizacionais. Na prática o que ainda ocorre é a inserção, ao invés da inclusão, por motivo da falta de um recrutamento adequado, pelo despreparo dos profissionais, e até pela precariedade de cargos mais vantajosos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rp.v3i2.20389

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v3i2.20389.g12521

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Prociências

A revista Prociências aceita trabalhos inéditos sobre temas relativos a ciência, tecnologia e sociedade, sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A publicação dos trabalhos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros, está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc.

Estão abertas as submissões para as próximas edições - submissões em fluxo contínuo o ano todo.

*** Veja informações para autores nas opções de menú "Sobre" "Submissões" ***

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------