ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE CORPORATIVO
Resumo
Existe um volume significativo de resíduos que são diariamente desperdiçados,
tornando-se um custo representativo, avaliar as formas de redução e aproveitamento
desses resíduos é um desafio para a Sustentabilidade do planeta e dos próprios negócios que precisam inovar para a transformar esse problema numa oportunidade. Quanto ao método adotado o presente estudo, foi divido em duas etapas, uma etapa conceitual e outra focada na proposição e implementação de ações, a primeira parte do estudo consistiu numa pesquisa bibliográfica sobre o tema e a segunda foi realizada um estudo de caso a em um restaurante corporativo de uma empresa. No estudo foi possível
observar a quantidade de refeições servidas durante os seis meses analisados na pesquisa, permitindo a compreensão do problema e abriu espaço para a proposição de
soluções dimensionadas para a realidade da empresa. Quanto aos resultados o trabalho
proporcionou na primeira etapa o mapeamento dos processos no qual pode-se identificar
em que etapa do processo estavam localizados os desperdícios, na segunda etapa as
melhorias já implementadas pelo restaurante e os impactos que essas ações tiveram na
geração de resíduos e na última etapa a proposição de novas alternativas além das
implementadas.
tornando-se um custo representativo, avaliar as formas de redução e aproveitamento
desses resíduos é um desafio para a Sustentabilidade do planeta e dos próprios negócios que precisam inovar para a transformar esse problema numa oportunidade. Quanto ao método adotado o presente estudo, foi divido em duas etapas, uma etapa conceitual e outra focada na proposição e implementação de ações, a primeira parte do estudo consistiu numa pesquisa bibliográfica sobre o tema e a segunda foi realizada um estudo de caso a em um restaurante corporativo de uma empresa. No estudo foi possível
observar a quantidade de refeições servidas durante os seis meses analisados na pesquisa, permitindo a compreensão do problema e abriu espaço para a proposição de
soluções dimensionadas para a realidade da empresa. Quanto aos resultados o trabalho
proporcionou na primeira etapa o mapeamento dos processos no qual pode-se identificar
em que etapa do processo estavam localizados os desperdícios, na segunda etapa as
melhorias já implementadas pelo restaurante e os impactos que essas ações tiveram na
geração de resíduos e na última etapa a proposição de novas alternativas além das
implementadas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rp.v3i2.20386
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v3i2.20386.g12518
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