O ENSINO DE FUNÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência que versa sobre uma prática pedagógica realizada no curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, trabalho esse originado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) VII do referido curso. Ele consiste na elaboração de uma
ferramenta para ensinar alunos cegos sobre os tipos de funções. A tarefa em PeCC VII
não exigia que o material fosse voltado para pessoas com alguma deficiência, mas os
autores assim preferiram, já que a disciplina de Libras II estava sendo desenvolvida no
mesmo semestre que a PeCC VII, e inspirou os alunos do curso de licenciatura a rever sua conduta pedagógica em relação à educação especial. O objetivo da PeCC VII era
desenvolver algum material, utilizando materiais recicláveis, para trabalhar com algum
conteúdo do Ensino Médio. O produto educacional foi testado com os colegas do curso de graduação (18 acadêmicos da PeCC VII), sendo livre para receber ponderações. Os
participantes foram vendados e guiados a responder algumas questões a respeito das
classificações de funções. Essa produção alcança seus objetivos no caso do docente
procurar metodologias inclusivas para introduzir e versar sobre funções. Aplicado o
material aos colegas, houve a oportunidade de questionamentos acerca do mesmo. As
ponderações permearam tanto o campo da crítica quanto da sugestão. Os dois foram
essenciais para finalização da aplicação.
ferramenta para ensinar alunos cegos sobre os tipos de funções. A tarefa em PeCC VII
não exigia que o material fosse voltado para pessoas com alguma deficiência, mas os
autores assim preferiram, já que a disciplina de Libras II estava sendo desenvolvida no
mesmo semestre que a PeCC VII, e inspirou os alunos do curso de licenciatura a rever sua conduta pedagógica em relação à educação especial. O objetivo da PeCC VII era
desenvolver algum material, utilizando materiais recicláveis, para trabalhar com algum
conteúdo do Ensino Médio. O produto educacional foi testado com os colegas do curso de graduação (18 acadêmicos da PeCC VII), sendo livre para receber ponderações. Os
participantes foram vendados e guiados a responder algumas questões a respeito das
classificações de funções. Essa produção alcança seus objetivos no caso do docente
procurar metodologias inclusivas para introduzir e versar sobre funções. Aplicado o
material aos colegas, houve a oportunidade de questionamentos acerca do mesmo. As
ponderações permearam tanto o campo da crítica quanto da sugestão. Os dois foram
essenciais para finalização da aplicação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rp.v3i1.20379
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v3i1.20379.g12511
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista Prociências
A revista Prociências aceita trabalhos inéditos sobre temas relativos a ciência, tecnologia e sociedade, sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A publicação dos trabalhos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros, está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc.
Estão abertas as submissões para as próximas edições - submissões em fluxo contínuo o ano todo.
*** Veja informações para autores nas opções de menú "Sobre" "Submissões" ***
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------