RETENÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA EMAD Jr.

José Francisco Bernardes, Elaine Garcia dos Santos, Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Lucas Henrique Barcellos Castro

Resumo


Tendo em vista a importância do conhecimento no contexto do aprendizado organizacional e como fator de diferencial econômico nas empresas, estudar a retenção do conhecimento se apresenta como um tema relevante. Pesquisa-se sobre a retenção do conhecimento na empresa Emad Jr., a fim de analisar se a Emad Jr. utiliza ferramentas de retenção do conhecimento, áreas de gestão ou modelos de estratégia específicos para a retenção do conhecimento. Realiza-se, então, uma pesquisa de método indutivo de caráter de pesquisa exploratório, descritiva e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, assim na coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado nas estruturas de retenção do conhecimento propostas por (DeLong, 2004; Liebowitz, 2009) a fim de responder os problemas de pesquisa. Diante disso, constatou-se que a Emad Jr. utiliza ferramentas de retenção do conhecimento mas não apresenta áreas de gestão ou modelos de estratégia específicos para a retenção do conhecimento, bem como foi possível apresentar melhorias para o processo de retenção do conhecimento na Emad Jr.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rp.v2i2.20374

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v2i2.20374.g12496

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