POESIA E MÍDIAS: ALIADAS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Ler e escrever são habilidades primordiais na construção de conhecimentos e sabe-se que nossas escolas estão repletas de alunos que compreendem leitura e escrita como meras atividades mecânicas, repetitivas. Compreende-se, desta maneira, que o professor necessita buscar alternativas em sua prática para que os alunos entendam que ler e escrever precisam fazer sentido na expressão de opiniões. Por isso, a prática docente, destinada, na atualidade, aos nativos digitais, precisa ser repensada, de forma a envolver as mídias disponíveis na escola, já que a maneira de comunicar-se mudou. O professor deve compreender que o aluno pode ser um parceiro na utilização das mídias na escola, pois já nasceu com a habilidade de manusear as tecnologias da atualidade. Por isso, o presente artigo tem como objetivo principal incentivar o trabalho com o texto
poético, aliado às mídias digitais, nas séries iniciais de alfabetização, pois acredita-se que tal gênero textual está relacionado às vivências infantis dos nativos digitais. Dessa forma, vai apresentar atividades realizadas com o texto poético e mídias digitais em um projeto e analisar a qualidade dos trabalhos produzidos pelas crianças para considerar a
relevância do texto. Refletindo-se sobre os resultados das atividades realizadas com os
alunos, percebeu-se que primeiro e segundo ano de Ensino Fundamental produziram
criativamente, lendo e escrevendo com sentido, entende-se, assim, que pela poesia e
mídias pode-se repensar uma prática docente em que realmente haja aprendizagem.
poético, aliado às mídias digitais, nas séries iniciais de alfabetização, pois acredita-se que tal gênero textual está relacionado às vivências infantis dos nativos digitais. Dessa forma, vai apresentar atividades realizadas com o texto poético e mídias digitais em um projeto e analisar a qualidade dos trabalhos produzidos pelas crianças para considerar a
relevância do texto. Refletindo-se sobre os resultados das atividades realizadas com os
alunos, percebeu-se que primeiro e segundo ano de Ensino Fundamental produziram
criativamente, lendo e escrevendo com sentido, entende-se, assim, que pela poesia e
mídias pode-se repensar uma prática docente em que realmente haja aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rp.v2i1.20366
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v2i1.20366.g12491
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista Prociências
A revista Prociências aceita trabalhos inéditos sobre temas relativos a ciência, tecnologia e sociedade, sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A publicação dos trabalhos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros, está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc.
Estão abertas as submissões para as próximas edições - submissões em fluxo contínuo o ano todo.
*** Veja informações para autores nas opções de menú "Sobre" "Submissões" ***
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------