O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL: UMA ANÁLISE SOBRE A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PROPOSTA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO MÉDIO

Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter, Zuleyka da Silva Duarte

Resumo


Esta pesquisa é o resultado das atividades do Curso de Especialização em Educação Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada no Instituto Federal Sul- Riograndense – Pelotas, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, Polo de Picada Café/
RS. O problema trata de explicitar o conceito de trabalho como princípio educativo, analisando se este é desenvolvido na Base Comum Curricular brasileira para o Ensino Médio na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, na proporção da formação
humana. Conforme a metodologia de revisão bibliográfica, o primeiro momento traz o conceito de trabalho como princípio educativo e, na sequência, a análise dos referenciais para o Ensino Médio e sua respectiva proposta para os currículos das instituições de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rp.v2i1.20365

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v2i1.20365.g12505

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Prociências

A revista Prociências aceita trabalhos inéditos sobre temas relativos a ciência, tecnologia e sociedade, sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A publicação dos trabalhos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros, está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc.

Estão abertas as submissões para as próximas edições - submissões em fluxo contínuo o ano todo.

*** Veja informações para autores nas opções de menú "Sobre" "Submissões" ***

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------