A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Maurício Lutz, Filipe Ramos Netto, Luciano de Oliveira, Luísa Dinele Montanha Marques Galarça

Resumo


Este trabalho consiste num estudo de caso, baseado em uma
intervenção pedagógica na Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira,
pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal
Farroupilha – Campus Alegrete/RS, como uma atividade da disciplina
Prática enquanto Componente Curricular IV. O software Geogebra foi
utilizado como uma ferramenta para orientar os alunos na apresentação
de entes geométricos e suas propriedades. Inicialmente, os alunos
introduziram ao grupo os comandos básicos de movimento, construção e
edição do software. Logo após, esses alunos juntamente com o grupo de
aplicação da atividade construíram uma figura geométrica, tendo como
objetivo melhorar seus conhecimentos em geometria por meio do uso do
Geogebra. No final da atividade, o grupo respondeu a um questionário
para avaliar a sua aprendizagem e o software, bem como, obter
informações sobre a opinião das aulas de geometria. Coimo resultado, a
maioria do grupo considerou a atividade interessante, uma vez que
tiveram a oportunidade de investigar mais acerca desse assunto, dessa
forma, tornaram-se motivados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Prociências

A revista Prociências aceita trabalhos inéditos sobre temas relativos a ciência, tecnologia e sociedade, sob a ótica da inovação, da cidadania, da ética e da responsabilidade social. A publicação dos trabalhos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros, está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc.

Estão abertas as submissões para as próximas edições - submissões em fluxo contínuo o ano todo.

*** Veja informações para autores nas opções de menú "Sobre" "Submissões" ***

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------